Gravidez e os fatores que influenciam na fertilidade

Como já comentei no meu primeiro post, ficar grávida não é tão fácil como parece. São muitos os fatores que influenciam na fertilidade. As chances de engravidar antes dos 30 anos de idade, para mulheres com ciclos menstruais regulares que mantém relações sexuais desprotegidas todos os dias do período fértil por um ano, fica entre 15 e 20% ao mês. Ou seja, a cada 10 mulheres, apenas duas engravidariam.

As chances diminuem gradativamente com o passar dos anos, e a queda se acelera de maneira significativa após os 35 anos. Não, não é de um dia pro outro, mas sim, é mais íngreme a partir desta idade.

Desde que começamos a tentar, comecei a ler mais sobre o assunto com o intuito de entender quais são os fatores que influenciam na fertilidade para maximizar as minhas chances. Descobri que muitos planetas precisam se alinhar para que uma fecundação ocorra e outros mil para que a gravidez se mantenha.

A verdade é que, por mais que você queira ter controle sobre a situação, não tem nenhum. Alguns fatores dependem de você e do seu parceiro, mas outros simplesmente não. A jornada de uma tentante é, portanto, uma montanha russa de emoções. Momentos de muita ansiedade e desespero misturados com momentos de “cansei, realmente temos que desencanar e deixar na mão de Deus”.

Em alguns casos, você pode estar mais zen que o Buddha, mas algum dos planetas não está alinhado e não há como você saber.

Este “conselho” é, por sinal, uma facada no estômago quando vem da boca de uma pessoa que não está tentando conceber. Por mais que haja alguma razão, afinal stress não ajuda ninguém, não é bem assim também. Em alguns casos, você pode estar mais zen que o Buddha, mas algum dos planetas não está alinhado e não há como você saber.

Fatores que influenciam na fertilidade

  • A saúde dos pais em geral, mental, física e hormonal
  • A quantidade de óvulos (reserva ovárica)
  • A qualidade genética do óvulo (gameta feminino) que por sinal, envelhece junto com a mulher
  • A quantidade e concentração de espermatozóides
  • A qualidade genética do gameta masculino, que por sinal, TAMBÉM é influenciada pela idade e pelo estilo de vida levado pelo homem
  • O ambiente reprodutivo propicio para promover a movimentação e a sobrevivência dos espermatozóides no aparelho reprodutivo feminino (ph, viscosidade, etc)
  • O encontro do óvulo com o espermatozóide na hora e no local certos
  • A capacidade do espermatozóide de fecundar o óvulo
  • A capacidade do óvulo fecundado de mover-se das trompas até o útero
  • A capacidade do óvulo fecundado de fixar-se no útero

Quando a gente coloca tudo o que precisa suceder para dar início a uma gravidez, fica claro que não é tarefa fácil né?

E finalmente, quando tudo isso acontece e você recebe um teste positivo, outros vários fatores influenciam na capacidade de manter e levar esta gestação adiante:

  • A saúde do corpo e mente da mulher
  • A capacidade de continuar produzindo os hormônios necessários para levar a gravidez adiante
  • E fundamentalmente, a capacidade do óvulo fecundado de multiplicar suas células com seu material genético milhões e milhões de vezes SEM ERROS.

Este último fator parece ser extraordinariamente influente no risco de aborto espontâneo. Outro assunto bastante tabu do qual precisamos falar. Eu tive duas perdas gestacionais precoces — abortos químicos, e foram dias bem escuros na minha vida, com muitas dúvidas, medo e poucas respostas.

Concluindo…

  1. Saiba que é difícil engravidar para A MAIORIA das mulheres.
  2. Não se desespere se não acontecer logo nos primeiros meses. E se quiser buscar ajuda, busque também — as vezes você só precisa escutar de um médico que não há nada de errado com você e é preciso ter paciência.
  3. Relaxar e desencanar é importante sim, afinal sua saúde afeta sua fertilidade, mas este não é o único fator.
  4. Em vez de se irritar com quem disse que você tem que desencanar, vem aqui desabafar comigo e compartilha este blog com suas amigas!

Deixe um comentário